As minhas memórias literárias estão relacionadas à escola. Volto no tempo e relembro do primeiro livro que ganhei “O pássaro de ouro”. Viajei junto com Pedrinho nas asas do pássaro. Estava na 4ª série do ensino primário. Li e reli por diversas vezes. Graças à tecnologia acabei de encontrá-lo num site e com certeza irei comprá-lo para presentear minha filha.
A partir da 5ª série, a professora nos incentivava a ler os livros da coleção Vaga-lume: “O caso da Borboleta Atíria” e “O escaravelho do diabo” foram os meus preferidos.
Na adolescência lembro-me de ter consumido muito os romances açucarados : Sabrina e Bianca Nossa!!!! Eu conseguia “devorar” um em apenas um dia. Lembro-me que era uma “febre” entre minhas amigas, comprávamos e depois trocávamos entre nós. Engraçado !!! Não me lembro de nenhum livro da fase do “colegial”.
Já na faculdade, por influência de uma professora apaixonei-me por Manuel Bandeira ”Vou- me embora para Pasárgada” ( De vez em quando fujo para lá) e Cecília Meirelles (minha fase poesia).
Hoje, sinto que leio pouco e a desculpa está na falta de tempo, na jornada dupla (escola e casa), mas sempre que acho uma brecha, leio. Os dois últimos que li foram: “O menino do pijama listrado” e “A mala de Hanna”. Ambos contam histórias de crianças durante a 2ª guerra mundial. Emocionantes!!
Para finalizar a belíssima mensagem do psicanalista Contardo Calligaris “A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados. A literatura é um meio de aprender a sonhar a própria liberdade.
Que bom que eu pude consquistar esta liberdade e concretizar meus sonhos através da literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário